Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

ALUNO NOTA 10, VOTA CHAPA 10!!!


Fique ligado!!

 

A Eleição para o CACEC será na quinta-feira (19/03/2009)

Contamos com o seu apoio!!


Total de visitas: 4189
Curso: Ciências Econômicas

Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Faculdade de Estudos Sociais - FES

Departamento de Economia e Análise - DEA

Ciências Econômicas




HISTÓRICO
- O Curso de Economia foi criado em 23/05/58, através do Decreto Lei nº 43.426, de 26/03/58. Foi reconhecido através do Decreto Federal nº 70.684, de 07/06/72.


FUNCIONAMENTO, DURAÇÃO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E NÚMERO DE VAGAS
- O Curso oferece 80 vagas no PSM e 32 no PSC, ministrado em horário diurno e noturno e tem a duração mínima de 4 anos (8 semestres) e máxima de 14 anos (28 semestres). Possui 184 créditos, sendo 160 obrigatórios e 14 optativos.


PERFIL PROFISSIONAL
- A Lei Federal nº 1.411, de 13/08/51, dispõe sobre o exercício da profissão de economista. O Decreto Federal nº 31.794, de 17.11.51, regulamenta essa lei.
- O Bacharel em Ciências Econômicas poderá atuar no planejamento econômico, financeiro e administrativo; pesquisar e analisar o mercado, os preços, a renda nacional, a conjuntura econômica, o desenvolvimento, o custo de vida e o salário; efetuar perícias e avaliações econômicas; determinar o nível ideal de produção; fixar preços de venda e apropriação de custos; prestar assessoria de economia e finanças, visando sempre o aumento de produtividade e rentabilidade do patrimônio ou dos serviços em âmbito público e privado. Pode, também, exercer o magistério de 1º, 2º e 3º Graus.


MERCADO DE TRABALHO

- O Bacharel em Economia poderá atuar no setor público ou privado.
- Quando no setor público, o economista se depara com funções de planejamento, finanças, desenvolvimento, organização e pesquisa, originárias nas três esferas de governo.-
- No campo privado poderá atuar nos três setores básicos da economia, desenvolvendo atividades na agricultura, na indústria e no comércio. Cumprindo disciplinas pedagógicas, poderá exercer também, o magistério de 1º e 2º Graus em disciplinas correlatas ao curso de Economia e, até mesmo, atuar como professor universitário.


OBJETIVO GERAL

- O curso tem como objetivos fundamentais propiciar condições adequadas para a aquisição de conhecimentos históricos e teóricos necessários ao entendimento, a interpretação e a intervenção na realidade sócio-econômica. Pretende, ainda, capacitar o profissional com técnicas e recursos que lhe possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas atividades profissionais e, complementares à formação do economista, colaborar para o desenvolvimento de uma formação básica em ciências sociais e métodos quantitativos.